segunda-feira, 6 de agosto de 2018

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O SEMINÁRIO INTERNO DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS E VIOLÊNCIA - EEB BARÃO DE ANTONINA


ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

IDENTIFICAÇÃO
    • Nome do Evento: Elaboração, Organização e Desenvolvimento do:
SEMINÁRIO INTERNO DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS E VIOLÊNCIA”

    • Profissionais Envolvidos:
DIRETORES, AE, ATP, PROFESSORES

    • Local de Realização: (cidade, local, endereço, contato)
MAFRA, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BARÃO DE ANTONINA
RUA: MARECHAL DEODORO DA FONSECA, 484
36470459

    • Carga Horária: (inclui Elaboração, Organização e Desenvolvimento do:
SEMINÁRIO INTERNO DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS E VIOLÊNCIA”
Totalizando: 32 HORAS

DESCRIÇÃO DO PROJETO
    • Período de Realização: 16/05/2016 à 24/06/2016
    • Elaboração: 16, 18 e 23/05. “Atividades de Aprendizagem”.
  1. Termômetro de Risco e Proteção”: Selecionar questões para pesquisa de campo; Organizar o material para encaminhar para as turmas do diurno para aplicabilidade dos questionários; Contactar com professores para colaborar na aplicabilidade destes para assim garantir respostas mais fidedignas.
  2. Educação Antidrogas” (em anexo )
  3. Gráfico Estatítico: drogas mais utilizadas no Brasil”(em anexo)
  4. Tipos de violência observadas no dia-a-dia”. (em anexo)
  5. Produção, gravação e edição da música: “AMIGO”( em anexo)
  6. Uso Indevido de Drogas e Causas da Violência na Adolescência” (em anexo).

    • Organização: 25 e 30/05. Abordar de forma multidisciplinar o foco do tema (drogas e violência) para apresentarem no Seminário e para Atividades de Aprendizagem desenvolvidas nas tumas; Levantamento de dados da pesquisa de campo, classificação das turmas e da escola. Estimular a participação na criação de slogans para o Seminário, selecionar e classificar os três melhores para confecção de marcadores de livros.

    • Desenvolvimento: apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo corpo docente e discente da escola juntamente com a participação de outras áreas para o enriquecimento do projeto: “ SEMINÁRIO INTERNO DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS E VIOLÊNCIA”
INÍCIO: 23/06/2016.
TÉRMINO:24/06/2016.


    • Órgão Proponente:
GERED/ ENSINO/SBS

    • Órgão Executor:
    • Coordenação do Evento: GERED
  • Administrativa: SDR
  • Pedagógica: A PRÓPRIA ESCOLA


JUSTIFICATIVA
Em face dos desafios contemporâneos, que permeiam o campo educacional em que o educando está ativamente inserido, torna-se necessário investigar para prevenir e combater as diversas armadilhas em que as drogas e a violência se apresentam na vida dos adolescentes, fortemente capazes de interferir nas atitudes educacionais de uma geração.
Fortalecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no que prevê a proteção à criança e ao adolescente, o projeto visa proporcionar e envolver toda a comunidade escolar em um trabalho digno de proteção ao adolescente.
Com a elaboração, organização e desenvolvimento das diversas Atividades de Aprendizagem que envolveu educador e educando, nota-se a necessidade de compartilhar informações nascendo assim o “Seminário Interno de Prevenção e Combate as Drogas e Violência” da Escola de Educação Básica Barão de Antonina.

OBJETIVOS:
Geral
OBTER CERTIFICADOS de comprovação da elaboração, organização e desenvolvimento do ”Seminário Interno de Prevenção e Combate as Drogas e Violência”.

Específicos
INSTIGAR a comunidade escolar para a situação de proteção e risco ao adolescente;
ORGANIZAR práticas pedagógicas dos educadores para os educandos na perspectiva de proteção ao grupo.
VALORIZAR os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores na apresentação do Seminário Interno.
PREVENIR e combater atitudes de violência e de uso de drogas na adolescência.
RESGATAR o valor de qualidade de vida.


METAS
Conhecer, debater, prevenir e combater o uso de drogas e os tipos de violência;
Estudar estratégias pedagógicas para explorar com os alunos o tema principal através das Atividades de Aprendizagem;
Proteger o jovem e assim investir em uma sociedade mais branda e ao mesmo tempo mais crítica.


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
  1. Elaborar trabalhos referente ao tema com os alunos e expor para a comunidade escolar através do Seminário Interno juntamente com convidados especiais de outras áreas do conhecimento.
  2. Prestigiar o “Seminário Interno de Prevenção e Combate as Drogas e Violência”


RELAÇÃO EQUIPAMENTOS/MATERIAIS
Laboratório de informática
Computador
Material multimídia
Impressoras

LOCAL / PÚBLICO
Salão Nobre da Escola “Miguel Dietrich”
Colaboradores da elaboração, organização e desenvolvimento de projeto:
*aproximadamente 30 profissionais da educação;
* aproximadamente 20 palestrantes do seminário;
* público alvo: contaremos com aproximadamente 300 alunos, pais e funcionários em geral, prestigiando o evento nesses dois dias, apresentados na agenda que segue.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ELABORAÇÃO DO CERTIFICADO
    • Período de Realização Total: 16/05/2016 à 24/06/2016 – 32 horas.
    • Período de Elaboração:
  1. 16,18 e23 /5 - 16 horas
Descrição: elaboração e aplicabilidade das atividades de aprendizagem:
Termômetro de Risco e Proteção”: Selecionar questões para pesquisa de campo; Organizar o material para encaminhar para as turmas do diurno para aplicabilidade dos questionários; Contactar com professores para colaborar na aplicabilidade destes para assim garantir respostas mais fidedignas.
Pesquisas internet das : drogas mais consumidas; criação de um pulmão artificial; mudanças físicas de um viciado.
Educação Antidrogas” (em anexo )
Gráfico Estatítico: drogas mais utilizadas no Brasil”(em anexo)
Tipos de violência observadas no dia-a-dia”. (em anexo)
Produção, gravação e edição da música: “AMIGO”( em anexo)
Uso Indevido de Drogas e Causas da Violência na Adolescência” (em anexo).

  1. 25 e30/05 - 5 horas
Descrição: finalização dos trabalhos aplicados
  • Termômetro de Risco e Proteção”: coleta de dados e classificação por turma, das séries por período de estudo escolar e classificação da escola.
  • Elaboração dos trabalhos para apresentação do Seminário: drogas mais consumidas; criação de um pulmão artificial; mudanças físicas de um viciado.
  • Elaboração de um depoimento.
  • Produção, gravação e edição da música: “AMIGO”( em anexo)
Outras Atividades de Aprendizagem:
Educação Antidrogas” (em anexo )
Gráfico Estatítico: drogas mais utilizadas no Brasil”(em anexo)
Tipos de violência observadas no dia-a-dia”. (em anexo)
Uso Indevido de Drogas e Causas da Violência na Adolescência” (em anexo).


3) 23 à 24/06: Elaboração, Organização e desenvolvimento do: “ SEMINÁRIO INTERNO DE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS E VIOLÊNCIA” – 11 horas

AGENDA
DIA
HORÁRIO
TEMA
DOCENTE
C.H.
12 a 13/6
8H ÀS 22H
INSCRIÇÕES


16,18,23,25 e 30/05
Período diurno
Elaboração, organização e desenvolvimento das atividades de aprendizagem e da pesquisa de campo, levantamento de dados e classificação do grupo de estudo.
Elaboração, desenvolvimento e finalização das Atividades de aprendizagem já descritas.
Adriana K. Machado
21



23/6



19 as 22 H.
Abertura do Seminário:
A - Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo alunos;
A1)- Leonardo José Dias Cordeiro: Entrevista;
A2) – “Drogas mais Consumidas e seus Efeitos”
A3) – Estatística do Termômetro de Risco e Proteção”


A4) – “Mudanças Físicas Na Pessoa Viciada em algum Entorpecente”
A5) – “Demonstração Artificial das consequências do Cigarro e outros Fumígeros Inalados pelo Pulmão”

B - Retratos de
uma Juventude:” 20 mil Jovens Depois”


C- Encerramento: “ Por favor Deus, eu tenho apenas 17 anos”
A- Orientadora: Adriana K. Machado. Alunos:

A1– Depoimento de uma adolescente surda.
A2) Grazielly
Karine Furtado
A3) Ariane
Alexandre
Carlos
Laura
A4) Edson Noendorf

A5) Leornardo Ferreira
Alexandre


B- Guilherme




C- Iria Graciete







03





24/06





7H 30MIN ÀS 11H30MIN
A-Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos:
A1)- Leonardo José Dias Cordeiro: Entrevista;
A2) – “Drogas mais Consumidas e seus Efeitos”
A3) – Estatística do Termômetro de Risco e Proteção”


A4) – “Mudanças Físicas Na Pessoa Viciada em algum Entorpecente”
A5) – “Demonstração Artificial das consequências do Cigarro e outros Fumígeros Inalados pelo Pulmão”

B-Worhshop: “Sou a realidade de minhas escolhas”

C-Worhshop : “Drogas e Qualidade de Vida”.


A- Orientadora: Adriana K. Machado. Alunos:
A1– Depoimento de uma adolescente surda.
A2) Grazielly
Karine Furtado
A3) Ariane
Alexandre
Carlos
Laura
A4) Edson Noendorf

A5) Leornardo Ferreira
Alexandre


B-Cabo Everton Silvano Cidral.

C-Jaqueline Hodoreski e Cia.







04


24/6


13H às 17 HORAS
A-Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos:
A1)- Leonardo José Dias Cordeiro: Entrevista;
A2) – “Drogas mais Consumidas e seus Efeitos”
A3) – Estatística do Termômetro de Risco e Proteção”


A4) – “Mudanças Físicas Na Pessoa Viciada em algum Entorpecente”
A5) – “Demonstração Artificial das consequências do Cigarro e outros Fumígeros Inalados pelo Pulmão”

B-Worhshop: “Sou a realidade de minhas escolhas”

C-Worhshop : “Drogas e Qualidade de Vida”.


*Encerramento:
A- Orientadora: Adriana K. Machado. Alunos:
A1– Depoimento de uma adolescente surda.
A2) Grazielly
Karine Furtado
A3) Ariane
Alexandre
Carlos
Laura
A4) Edson Noendorf

5) Leornardo Ferreira
Alexandre


B-Cabo Everton Silvano Cidral.
C-Jaqueline Hodoreski e Cia.


*Charles A. Neitzel






04
TOTAL



32

BIBLIOGRAFIA
Brasil. Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Curso de prevenção do uso de drogas para educares de escolas públicas/ Secretaria Nacional de políticas sobre Drogas, Ministério da Educação.- 6.ed., atual.- Brasília: Ministério da Justiça, 2014.
272p. : il.

Revista- Vida e Saúde: revistavidaesaude.uol.com.br/saude-nutrição/40/artigo42605-1.asp/. Por: CATOZZI.Adriano.

ESCOLA QUE PROTEGE: Enfrentando a violência contra crianças e adolescentes / Vicente de Paula Faleiros, Eva Silveira Faleiros, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008, 2ª edição ISBN 978-85-60731-56-5 100 p. - (Coleção Educação para Todos; 31)

ECA – portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02pdf.

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA”.Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Básica e Profissional .,Florianópolis out./2011. 37p.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos/SDH. Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: 2010.

Tiba, Içami Juventude & drogas : anjos caídos /São Paulo : Integrare Editora, 2007. “Para pais e educadores.”325p.

___. Constituição Federal de 1988.

ASSINATURAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BARÃO DE ANTONINA. 2016.
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Um comentário:

  1. projeto muito bacana, vamos tentar impplementar algo assim no colegio zona norte sp, gostei muito, parabéns pelo post

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