PROGRAMA
ESCOLA
DE CARÁTER
1
IDENTIFICAÇÃO:
O
Programa “Escola de Caráter” é uma iniciativa da APEEJ, em
parceria com o Ministério Público Estadual de SC, Poder Judiciário e Secretaria de
Estado da Educação. Tem
como meta a construção de uma cultura de paz por meio da mediação
de conflitos e a sistematização de valores. O
Programa tem
carga horária inicial de 20 horas e se
desenvolve
em
04 etapas:
1ª
Etapa: Inicialização
– Sensibilização
e
orientações
para o desenvolvimento de projetos e ações preventivas às
violências na escola, ou seja:
Indisciplina,
Bullying
e Ato
Infracional;
No
contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
2ª
Etapa: Desenvolvimento
– Elaboração
e realização
de um
plano de ações
afirmativas fundamentadas
em valores por
meio do protagonismo juvenil;
3ª
Etapa: Monitoramento
– Acompanhamento
das ações
afirmativas e construção de uma cultura de paz por
meio da sistematização e aplicação de valores;
4ª
Etapa: Encerramento
– Relatórios
e divulgação
dos resultados.
2
JUSTIFICATIVA:
Considerando
que atualmente a indisciplina no ambiente escolar, o fenômeno
Bullying e o Ato
Infracional
são fatos concretos de
violências que
interferem de maneira negativa nas
relações interpessoais;
Considerando que a falta de limites e
valores não
é apenas um problema que se manifesta na escola mas também nas
famílias; Considerando que os profissionais da educação se sentem
reféns da indisciplina e das
violências
manifestadas
pelo corpo discente; Considerando que o corpo docente e técnico
administrativo da escola pode estar falhando nas abordagens de
resolução de conflitos na escola; Considerando ainda que há uma má
interpretação ou mesmo desconhecimento da sistemática proposta
pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
Considerando ainda que há casos
de omissão e de
violação das garantias dos direitos
previstos nessa
Lei se
faz
necessário a
execução do “Programa Escola de Caráter” como alternativa de
abordagem para tais problemas,
para discutir
e analisar tais questões e propor
ações sociais afirmativas, fundamentadas
em valores,
tendo
como estratégia de ação o protagonismo juvenil.
3
OBJETIVO
GERAL:
Refletir
sobre as manifestações
de violências no
ambiente escolar (Indisciplina,
Bullying e Ato Infracional)
no
contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como fornecer
orientações práticas para a prevenção e a superação de tais
fenômenos contemporâneos por
meio de ações afirmativas envolvendo as sete colunas do caráter,
ou seja: Zelo; Responsabilidade; Senso de Justiça, Respeito;
Cidadania; Sinceridade; Honestidade, visando
a construção de uma cultura de paz.
4
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Analisar e refletir sobre as possíveis causas da indisciplina, do bullying e do Ato Infracional e propor ações afirmativas para a superação e prevenção dessas violências.
-
Entender a diferença entre indisciplina, Bullying e Ato Infracional e realizar ações de prevenção fundamentadas nas 07 colunas do caráter.
-
Sistematizar um protocolo de ações para prevenção e atendimento em casos de indisciplina, Bullying e Atos Infracionais.
-
Entender os princípios da mediação de conflitos e aplicar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações pertinentes no cotidiano da escola.
-
Promover a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar por meio de ações afirmativas e do protagonismo juvenil.
5 META:
Construção
de uma cultura de paz no
ambiente escolar por
meio da mediação
de conflitos e
a sistematização de valores, promovendo
ações
afirmativas por
meio do protagonismo juvenil visando a prevenção
e superação das
violências
no ambiente escolar.
6
CRITÉRIOS
DE CERTIFICAÇÃO:
6.1
Ter
100%
de frequência nas
orientações.
6.2
Realizar
as
atividades e
ações propostas
pelo
Programa Escola
de Caráter.
6.3
Enviar os relatórios descritivos das ações afirmativas
até
a data estipulada para
publicação em www.escoladecarater.blogspot.com
Apresentação do Coral com Alunos da Escola
Apresentação na EEB Marta Tavares - Rio Negrinho, SC.
Jorge Schemes
Público Presente
O Programa "Escola de Caráter" tem como referência de valores os pilares do Programa "O Caráter Conta"
Multiplicador do Programa Escola de Caráter: Jorge Schemes; Diretor da Escola: Dirceu Antunes Costa; Coordenador do Programa Escola de Caráter: Guilherme Guimbala Junior
Mais de 150 Participantes: Direção; Professores; Pais e Alunos Presentes
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