segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Apresentação do "Programa Escola de Caráter" na EEB Marta Tavares em Rio Negrinho, SC

PROGRAMA ESCOLA DE CARÁTER

1 IDENTIFICAÇÃO:
O Programa “Escola de Caráter” é uma iniciativa da APEEJ, em parceria com o Ministério Público Estadual de SC, Poder Judiciário e Secretaria de Estado da Educação. Tem como meta a construção de uma cultura de paz por meio da mediação de conflitos e a sistematização de valores. O Programa tem carga horária inicial de 20 horas e se desenvolve em 04 etapas:
1ª Etapa: Inicialização – Sensibilização e orientações para o desenvolvimento de projetos e ações preventivas às violências na escola, ou seja: Indisciplina, Bullying e Ato Infracional; No contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
2ª Etapa: DesenvolvimentoElaboração e realização de um plano de ações afirmativas fundamentadas em valores por meio do protagonismo juvenil;
3ª Etapa: MonitoramentoAcompanhamento das ações afirmativas e construção de uma cultura de paz por meio da sistematização e aplicação de valores;
4ª Etapa: EncerramentoRelatórios e divulgação dos resultados.

2 JUSTIFICATIVA:
Considerando que atualmente a indisciplina no ambiente escolar, o fenômeno Bullying e o Ato Infracional são fatos concretos de violências que interferem de maneira negativa nas relações interpessoais; Considerando que a falta de limites e valores não é apenas um problema que se manifesta na escola mas também nas famílias; Considerando que os profissionais da educação se sentem reféns da indisciplina e das violências manifestadas pelo corpo discente; Considerando que o corpo docente e técnico administrativo da escola pode estar falhando nas abordagens de resolução de conflitos na escola; Considerando ainda que há uma má interpretação ou mesmo desconhecimento da sistemática proposta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Considerando ainda que há casos de omissão e de violação das garantias dos direitos previstos nessa Lei se faz necessário a execução do “Programa Escola de Caráter” como alternativa de abordagem para tais problemas, para discutir e analisar tais questões e propor ações sociais afirmativas, fundamentadas em valores, tendo como estratégia de ação o protagonismo juvenil.

3 OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre as manifestações de violências no ambiente escolar (Indisciplina, Bullying e Ato Infracional) no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como fornecer orientações práticas para a prevenção e a superação de tais fenômenos contemporâneos por meio de ações afirmativas envolvendo as sete colunas do caráter, ou seja: Zelo; Responsabilidade; Senso de Justiça, Respeito; Cidadania; Sinceridade; Honestidade, visando a construção de uma cultura de paz.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Analisar e refletir sobre as possíveis causas da indisciplina, do bullying e do Ato Infracional e propor ações afirmativas para a superação e prevenção dessas violências.
  • Entender a diferença entre indisciplina, Bullying e Ato Infracional e realizar ações de prevenção fundamentadas nas 07 colunas do caráter.
  • Sistematizar um protocolo de ações para prevenção e atendimento em casos de indisciplina, Bullying e Atos Infracionais.
  • Entender os princípios da mediação de conflitos e aplicar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações pertinentes no cotidiano da escola.
  • Promover a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar por meio de ações afirmativas e do protagonismo juvenil.

5 META:
Construção de uma cultura de paz no ambiente escolar por meio da mediação de conflitos e a sistematização de valores, promovendo ações afirmativas por meio do protagonismo juvenil visando a prevenção e superação das violências no ambiente escolar.

6 CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO:

6.1 Ter 100% de frequência nas orientações.

6.2 Realizar as atividades e ações propostas pelo Programa Escola de Caráter.

6.3 Enviar os relatórios descritivos das ações afirmativas até a data estipulada para publicação em www.escoladecarater.blogspot.com


Apresentação do Coral com Alunos da Escola



Apresentação na EEB Marta Tavares - Rio Negrinho, SC.

Jorge Schemes

Público Presente

O Programa "Escola de Caráter" tem como referência de valores os pilares do Programa "O Caráter Conta"

Multiplicador do Programa Escola de Caráter: Jorge Schemes; Diretor da Escola: Dirceu Antunes Costa; Coordenador do Programa Escola de Caráter: Guilherme Guimbala Junior

Mais de 150 Participantes: Direção; Professores; Pais e Alunos Presentes







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