segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Documentário produzido em Joinville fala sobre adolescência

O professor Guilherme Guimbala (E) e o cineasta Ébner Gonçalves trabalharam juntos no documentárioO professor Guilherme Guimbala (E) e o cineasta Ébner Gonçalves trabalharam juntos no documentárioFoto: Pena Filho / Agencia RBS
O trabalho foi lançado em agosto de 2012 na Escola Estadual João Rocha, em Joinville. Alunos da própria escola, estudantes do Colégio Celso Ramos e da Lupa Cursos são alguns dos personagens do documentário, que reúne depoimentos de adolescentes, falas de profissionais da área de psicologia e narrativas ficcionais para abordar algumas das principais característica desta fase.


— Depois do primeiro ano de vida, é na adolescência que o ser humano mais passa por mudanças, sejam elas biológicas, psicológicas ou sociais —, ressalta o professor Guilherme Guimbala Junior, um dos autores do documentário.

E foi isso que motivou o projeto. — Nosso maior desafio foi reunir, em 20 minutos, as fases e as principais características da adolescência —, complementa o fotógrafo e cineasta Ébner Gonçalves.

Segundo os autores, o trabalho teve como inspiração o livro “Adolescência Normal”, de Mauricio Knobel e Arminda Aberastury, um clássico da psicologia que norteia profissionais há quase 50 anos.

O livro aborda características da chamada “síndrome normal”, que beira à patologia, como a formação da identidade, a necessidade de aceitação dos adolescentes, que acabam se dividindo em tribos, e as contradições desta fase tão determinante para a formação da personalidade do indivíduo.

— É uma fase difícil porque o adolescente precisa lidar com a mudança do corpo, da identidade e a perda da infância —, explica Guimbala, que tem mais de 30 anos de experiência como professor e utilizou essa bagagem no projeto. [Fonte: AN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário