segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Apresentação do "Programa Escola de Caráter" na EEB Barão de Antonina em Mafra, SC.

EEB Barão de Antonina em Mafra, SC.

 Após as palavras de abertura proferidas pelo psicólogo Guilherme Guimbala Júnior, foi oferecido um lanche aos participantes patrocinado pela APEEJ

Orientações Sobre o Programa Escola de Caráter
Pelo Multiplicador Jorge Schemes
 

Em seguida os participantes foram divididos em grupos para a elaboração das ações afirmativas envolvendo atividades de prevenção fundamentadas em valores conforme as sete colunas do caráter, objetivando a construção de uma cultura de paz na escola.




Representantes da Escola e do Programa Escola de Caráter

Representantes do Conselho Tutelar de Mafra, SC.
Representantes do Programa Escola de Caráter

O Programa “Escola de Caráter” é uma iniciativa da APEEJ, em parceria com o Ministério Público Estadual de SC, Poder Judiciário e Secretaria de Estado da Educação. Tem como meta a construção de uma cultura de paz por meio da mediação de conflitos e a sistematização de valores. O Programa tem carga horária inicial de 20 horas e se desenvolve em 04 etapas:
1ª Etapa: Inicialização – Sensibilização e orientações para o desenvolvimento de projetos e ações preventivas às violências na escola, ou seja: Indisciplina, Bullying e Ato InfracionalNo contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
2ª Etapa: Desenvolvimento – Elaboração e realização de um plano de ações afirmativas fundamentadas em valores por meio do protagonismo juvenil;
3ª Etapa: Monitoramento – Acompanhamento das ações afirmativas e construção de uma cultura de paz por meio da sistematização e aplicação de valores;
4ª Etapa: Encerramento – Relatórios e divulgação dos resultados.


Encerramento e Apresentação dos Resultados

Mensagem de Guilherme Guimbala Júnior


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Apresentação do "Programa Escola de Caráter" na EEB Marta Tavares em Rio Negrinho, SC

PROGRAMA ESCOLA DE CARÁTER

1 IDENTIFICAÇÃO:
O Programa “Escola de Caráter” é uma iniciativa da APEEJ, em parceria com o Ministério Público Estadual de SC, Poder Judiciário e Secretaria de Estado da Educação. Tem como meta a construção de uma cultura de paz por meio da mediação de conflitos e a sistematização de valores. O Programa tem carga horária inicial de 20 horas e se desenvolve em 04 etapas:
1ª Etapa: Inicialização – Sensibilização e orientações para o desenvolvimento de projetos e ações preventivas às violências na escola, ou seja: Indisciplina, Bullying e Ato Infracional; No contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
2ª Etapa: DesenvolvimentoElaboração e realização de um plano de ações afirmativas fundamentadas em valores por meio do protagonismo juvenil;
3ª Etapa: MonitoramentoAcompanhamento das ações afirmativas e construção de uma cultura de paz por meio da sistematização e aplicação de valores;
4ª Etapa: EncerramentoRelatórios e divulgação dos resultados.

2 JUSTIFICATIVA:
Considerando que atualmente a indisciplina no ambiente escolar, o fenômeno Bullying e o Ato Infracional são fatos concretos de violências que interferem de maneira negativa nas relações interpessoais; Considerando que a falta de limites e valores não é apenas um problema que se manifesta na escola mas também nas famílias; Considerando que os profissionais da educação se sentem reféns da indisciplina e das violências manifestadas pelo corpo discente; Considerando que o corpo docente e técnico administrativo da escola pode estar falhando nas abordagens de resolução de conflitos na escola; Considerando ainda que há uma má interpretação ou mesmo desconhecimento da sistemática proposta pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Considerando ainda que há casos de omissão e de violação das garantias dos direitos previstos nessa Lei se faz necessário a execução do “Programa Escola de Caráter” como alternativa de abordagem para tais problemas, para discutir e analisar tais questões e propor ações sociais afirmativas, fundamentadas em valores, tendo como estratégia de ação o protagonismo juvenil.

3 OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre as manifestações de violências no ambiente escolar (Indisciplina, Bullying e Ato Infracional) no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como fornecer orientações práticas para a prevenção e a superação de tais fenômenos contemporâneos por meio de ações afirmativas envolvendo as sete colunas do caráter, ou seja: Zelo; Responsabilidade; Senso de Justiça, Respeito; Cidadania; Sinceridade; Honestidade, visando a construção de uma cultura de paz.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Analisar e refletir sobre as possíveis causas da indisciplina, do bullying e do Ato Infracional e propor ações afirmativas para a superação e prevenção dessas violências.
  • Entender a diferença entre indisciplina, Bullying e Ato Infracional e realizar ações de prevenção fundamentadas nas 07 colunas do caráter.
  • Sistematizar um protocolo de ações para prevenção e atendimento em casos de indisciplina, Bullying e Atos Infracionais.
  • Entender os princípios da mediação de conflitos e aplicar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras legislações pertinentes no cotidiano da escola.
  • Promover a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar por meio de ações afirmativas e do protagonismo juvenil.

5 META:
Construção de uma cultura de paz no ambiente escolar por meio da mediação de conflitos e a sistematização de valores, promovendo ações afirmativas por meio do protagonismo juvenil visando a prevenção e superação das violências no ambiente escolar.

6 CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO:

6.1 Ter 100% de frequência nas orientações.

6.2 Realizar as atividades e ações propostas pelo Programa Escola de Caráter.

6.3 Enviar os relatórios descritivos das ações afirmativas até a data estipulada para publicação em www.escoladecarater.blogspot.com


Apresentação do Coral com Alunos da Escola



Apresentação na EEB Marta Tavares - Rio Negrinho, SC.

Jorge Schemes

Público Presente

O Programa "Escola de Caráter" tem como referência de valores os pilares do Programa "O Caráter Conta"

Multiplicador do Programa Escola de Caráter: Jorge Schemes; Diretor da Escola: Dirceu Antunes Costa; Coordenador do Programa Escola de Caráter: Guilherme Guimbala Junior

Mais de 150 Participantes: Direção; Professores; Pais e Alunos Presentes